A análise inteligente de vídeo
É uma tecnologia sugestiva. Afinal, a análise inteligente faz exatamente o que seu nome sugere, examinando as imagens e observando padrões, objetos, formas e movimentos. Mas isso não é o bastante, pois apenas a observação não faz do recurso uma análise verdadeiramente inteligente.
Para que essa tecnologia cumpra seu propósito, os sistemas de CFTV precisam de uma infraestrutura adequada, combinando os dispositivos certos com os softwares adequados. Com essa compatibilidade, o projeto ganha o poder do discernimento e da programação aplicada.
Dessa maneira, o sistema pode ser configurado para identificar determinados aspectos das imagens monitoradas, tais como:

⦁ rastreamento de imagem, estipulando o posicionamento dos elementos na cena com base em uma escala de referência pré-programada;
⦁ detecção de interrupções, notificando o monitor quando os sensores ou suas transmissões estão sendo perturbadas por alguma violação externa;
⦁ rastreamento egocêntrico, estipulando a localização da câmera com base em seu sinal de transmissão;
⦁ reconhecimento de contexto, discernindo entre placas de veículos e placas de sinalização;
⦁ reconhecimento de formatos e superfícies;
⦁ detecção de objetos e movimentos;
⦁ detecção de fumaça e chamas;
⦁ reconhecimento facial.

O funcionamento desse processo e seus fatores
É na camada interna que a mágica acontece, pois é com a utilização de um software específico que os elementos na cena ganham contexto.
Um simples programa de CFTV não é capaz de identificar uma faca, ler e armazenar os dados de uma placa ou discernir entre um gato e um cachorro. É nesse momento que os programas fazem sua parte, aplicando inteligência artificial para treinar a máquina para reconhecer aquilo que ela está “enxergando”.
Com isso, o software permite a configuração do usuário final, em que o analista de segurança ajusta o sistema para disparar notificações em casos de obstruções, reconhecimento de faces, atitudes suspeitas ou qualquer outra estratégia que você possa imaginar. E tudo isso pode ser disponibilizado para o operador através de Pop-up, alerta sonoro ou em mapa sinótico que exibe o alerta mostrando no as coordenadas do evento no mapa do condomínio.
Os maiores benefícios da análise inteligente
É por compilar tanta tecnologia que esse recurso tem sido utilizado em algumas soluções de portaria remota. Como você sabe, essa modalidade dispensa a guarita física; por essa razão, deve compensar com alguma maneira de reconhecer o contexto sem ter um operador humano na cena. Agora, veja as principais vantagens da análise inteligente!
Confiabilidade
Máquinas não têm sono, fome, necessidades ou nuances emocionais. Por isso, a soma de câmeras e softwares é capaz de garantir uma operação automonitorada 100% do tempo, sem riscos de cochilos acidentais ou qualquer outro equívoco natural para a nossa espécie.

Áreas externas de condomínios
Novamente, a análise contextual é perfeita para áreas abertas. Quando falamos dos condomínios, destacamos principalmente aqueles que têm investido em tecnologia, elaborando projetos arrojados para a segurança de seus moradores.
Nesse caso, o sistema pode ser “treinado” para identificar infrações específicas, como estacionamentos em locais inadequados, o abandono de lixo, a depredação de propriedades comuns e situações afins.

Comments are closed.